E-commerce inicia 2017 com alta de 15% nas vendas


Enquanto o setor de varejo amarga quedas seguidas, o e-commerce segue à margem dos números negativos. Em janeiro, o setor verificou aumento de 15% nas vendas, em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo indicador SpendingPulse da Mastercard. No mesmo período, as vendas do varejo caíram 2,2%.

Segundo o indicador, o aumento nas vendas do e-commerce verificado em janeiro é o sétimo seguido. Nos últimos três meses, as vendas no canal cresceram 17,8%, mantendo o mesmo crescimento do último trimestre de 2016.

Dentro os segmentos do varejo digital, eletrônicos foi o que apresentou desempenho acima da média geral do segmento. Já móveis, vestuário, hobby e livrarias e produtos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento global do comércio eletrônico.

Varejo geral

No mesmo período, as vendas do varejo caíram 2,2%, excluindo os segmentos de automóveis, materiais de construção e restaurantes.

Apesar do recuo, houve alguns sinais de que os gastos dos consumidores estão aumentando: as vendas caíram 3,3% nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano passado, acima da queda de 4,6% ano a ano, registrada no quarto trimestre de 2016.

Em janeiro, quatro setores superaram as vendas totais: vestuário, produtos farmacêuticos, materiais de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. No outro sentido, móveis e eletrônicos, combustíveis e supermercados ficaram atrás do total das vendas no varejo.

“O ambiente econômico ainda é desafiador, com um mercado de trabalho sem perspectivas de melhoras e queda da confiança dos consumidores. Esperamos uma queda contínua das vendas no varejo, mas há indícios de que a perspectiva esteja finalmente dando sinais de melhora”, afirmou em nota Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas da Mastercard Advisors.

Restaurantes

O indicador SpendingPulse passa a mensurar a partir deste mês o desempenho de restaurantes brasileiros. Em janeiro, o segmento registrou uma queda de 8,5% em relação a janeiro de 2016.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) Don Global Brasil

#ECOMMERCE #Varejo #MastercardAdvisors #KamaleshRao

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Unidade Operacional

Solicite o seu contato:
Show More

Clientes

© 2012 - 2019 por Don Global  15.289.814/0001-65 Av. Corifeu de Azevedo Marques,  São Paulo SP  55 11 4623 2963   Todos os direitos reservados.